7 de ago. de 2010

Presidenciáveis em baixa...

Quem você acha que foi o grande vencedor do debate? Dilma, Serra, Marina? Não? Terá sido Plínio? Também não! Quem venceu foi o futebol, com diferença de 30 pontos sobre os 6 pts alcançados pelo debate, que ainda perdeu para a Record e SBT com 11 e 8 pontos respectivamente.
_________________________________________________________________

Humor irônico de Plínio ofusca o brilho dos outros candidatos.



"Vocês estão surpresos né? Eram só três, agora tem mais um" Assim, em tom debochado, Plínio Arruda candidato à presidência pelo PSOL, apresentou-se no primeiro debate entre candidatos promovido pela TV Band.

Não fossem as tiradas irônicas de Plínio Arruda que arrancou muitos risos dos telespectadores, o debate teria se resumido às costumeiras trocas de ofensas entre Dilma e Serra, onde inclusive Marina foi pouco questionada.

Dilma, como sempre extremamente produzida e com uma maquiagem carregada, chegou com um largo sorriso estampado no rosto onde percebia-se claramente o nervosismo que tomava conta da candidata do PT. Logo no segundo bloco seu sorriso desapareceu e deixou entrever a insegurança e o desconforto que tomavam conta dela, mesmo assim seguiu adiante no debate e conforme analistas, saiu -se bem nesta primeira prova ao vivo onde ela estreou sem a costumeira companhia e tutela de Lula.

Serra do PSDB, muito tranquilo, político de carteirinha acostumado a este tipo de situação, poderia ter tido um desempenho melhor se não se mantivesse sempre atrelado a um mesmo discurso pré-decorado. Perdeu uma boa chance de ganhar alguns pontos a mais no ibope.

Marina a terceira candidata que hoje tem a preferência de dez por cento do eleitorado brasileiro, apresentou-se com  simplicidade mas sempre elegante, confiante e firme em suas colocações, porém esteve muito longe de sua costumeira atuação e também perdeu uma grande oportunidade de se fazer conhecer melhor do eleitorado brasileiro. Seus 30 anos de militância no PT onde foi a Ministra do Meio Ambiente do governo Lula, lhe proporcionaram bagagem suficiente para enfrentar qualquer debate e se não tivesse abandonado o PT devido a incompatibilidades com o governo, poderia ter sido a escolha de Lula para a sua sucessão e se assim fosse, poderia realmente vir a ser a primeira presidenta do Brasil.

Enquanto isso....
Enquanto o debate prosseguia com Dilma e Serra enfatizando o que os seus antecessores realizaram, Plínio como nada tinha a perder, não economizou ironias, o que lhe rendeu alta popularidade entre os telespectadores, sendo alvo dos principais comentários dos que acompanhavam o debate na TV e enviavam comentários simultâneos pelo Twitter, elevando-o ao top trending do micro site. Com isso o seu nick no Twitter obteve em pouco mais de duas horas, mais de 2.500 novos adeptos.

Fanatismos a parte
Apesar da euforia dos eleitores avaliando como ótima a apresentação de cada um dos seus candidatos preferidos, se for analisado friamente e sem fanatismos o desempenho dos presidenciáveis neste primeiro debate, se chegará a conclusão da pobreza de conteúdo de cada um, sem propostas e objetivos que realmente venham em benefício do povo e da nação. Ao invés disso, ficaram pisando em ovos, evitando temas polêmicos que pudessem coloca-los em saia justa.

Compromisso é dívida
O povo, por falta de uma educação mais ampla, mais uma vez é conduzido pela mídia e iludido pelas campanhas milionárias dos candidatos dos grandes partidos, os quais se atrelam a compromissos com empresários, banqueiros e fazendeiros em troca dos milhões que são doados para suas campanhas políticas, mas que depois terão que ser pagos com juros em forma de licitações e benefícios .

Educação em primeiro lugar
A prioridade para que haja de fato uma justiça social , é o direito a um nível de ensino justo, decente e gratuíto com escolas e professores de qualidade e bem remunerados. Este seria o primeiro passo para que todos os outros grandes problemas fossem resolvidos, mas será que algum dos presidenciáveis estaria preparado para governar um povo esclarecido?

 Melhor deixar assim, afinal,
para que ensinar a pescar se dando um peixinho é mais fácil manipular?!

Sites e twitter de alguns dos presidenciáveis:
- Plínio Arruda  - http://pliniopresidente.com// e Twitter: @pliniodearruda
- Zé Maria - Site: http://www.pstu.org.br// e Twitter: @zemaria_pstu
- Ivan Pinheiro - http://www.pcb.org.br/
- Levy Fidelix - http://www.prtb.org.br// e Twitter: @levyfidelix
- Rui Pimenta - http://www.pco.org.br/ruicostapimenta/
- Marina Silva -  http://www.minhamarina.org.br// e Twitter: @silva_marina
- José Serra - http://www.serraescreve.blogspot.com/ e Twitter: @joseserra_
- Dilma Roussef - http://www.dilmanaweb.com.br// e Twitter: @dilmabr


Sem maquiagem e longe das câmaras é assim:













Nenhum comentário: