31 de jan. de 2011

Cuidado com aplicativos do Facebook


O que você diria se de repente o seu nome, foto e informações  aparecessem no Badoo, um site de paqueras onde pessoas estão a procura de namorados, sem que você tivesse se cadastrado nele?  
Imagine a situação. Um amigo ou conhecido seu, vem até você e diz: "Maria, parabéns, como sua popularidade está alta no BADOO...!"  E se esta pessoa, ao invés de falar com você, resolve comentar o fato com o seu marido ou namorado? Como você vai explicar  e dizer que  "NÃO SABIA" ? (cito um exemplo feminino porque para o homem seria  enaltecedor, ainda assim pode trazer complicações).
O que isso tem a ver com o Facebook, a maior rede social do mundo, com mais de 400 milhões de usuários, e que tem despertado cada vez mais a atenção e simpatia dos brasileiros?
A maioria dos usuários do FB são pessoas mais adultas, empresários, políticos ou ligados em algum tipo de atividade comercial e que possui um perfil no Facebook como uma espécie de status social. O Facebook por sua vez,  oferece  inúmeras  facilidades para se encontrar amigos  antigos, da escola, da cidade natal, do emprego, amigos dos amigos, amigos por ordem de interesses,  e também jogos, causas sociais, grupos, questionários, acesso a empresas e mais uma infinidade de aplicativos  que  mantém o interesse do usuário  a ponto de quase viciar.
Mas, a maioria dessas  pessoas não sabe que o Facebook é a porta de entrada para diversos outros sites  parceiros  e situações embaraçosas como o exemplo acima  acontecem com muito mais freqüencia do que se imagina, sem que o usuário tome conhecimento. Isto não acontece só no Facebook; no Google não é diferente. Com seu nome de usuário e senha você não só acessa o Orkut como entra automaticamente em dezenas de outros serviços da rede, onde todas as suas informações 'autorizadas' podem ficar expostas.

BADOO NOS APLICATIVOS DO FACEBOOK
Uma das diversões preferidas no Facebook são os aplicativos e jogos e o Badoo faz parte desses aplicativos.
Você recebe um presente ou convite do seu amigo e instintivamente é levado a presenteá-lo também. Podem ser abraços, beijos, corações,  gifs animados, felicitações, jogos, etc. São centenas de mini aplicativos com muitos mimos e usados  para agradar nossos amigos o que torna a rede muito mais alegre,  animada e funcional.
No aplicativo Badoo

No caso do Badoo, ele se utiliza da curiosidade para 'fisgar' as pessoas.  A brincadeira é simples, basta alguém responder a um questionário com várias perguntas sobre o seu amigo(a). No final as respostas são publicadas no perfil do Facebook dele, com  a seguinte frase: "fulano respondeu uma pergunta sobre você. Descubra o que ele disse ..." Ao clicar no link, o curioso autoriza e é levado ao site para ver as respostas e automaticamente todas as suas informações e fotos ficam  a disposição de todos  aqueles que procuram  namorados (as) no Badoo.

Como se proteger

Bastam alguns cuidados básicos na configuração das propriedades do Facebook, que podem ser editados facilmente, para que suas informações particulares não fiquem expostas e os  aplicativos não tenham  acesso à todas as suas informações que você deixou "VISÍVEL PARA TODOS".

Veja como é fácil proteger seus dados:
Vá em  editar seu perfil e abaixo do menu do lado esquerdo, clique no link "Configurando a sua privacidade": http://www.facebook.com/settings/?tab=privacy

Nesta página  que  abriu, temos:
1- Conexões no Facebook (Ver configurações) - Onde você pode editar as informações que você deseja compartilhar com todos.
2- Compartilhando no Facebook - Aqui você  seleciona  quem pode ver o que você compartilha.
3- Aplicativos e Sites - Neste item  estão   todos os aplicativos que você já utilizou e pode editá-los, escolhendo como eles podem ver ou usar suas informações, como também pode remover ou desativá-los. Se o Badoo estiver listado aí, é só removê-lo e pronto, suas informações e fotos não estarão mais disponíveis no site do BADOO.  Resolvido o problema.


ooo0ooo

Nenhum comentário: