25 de fev. de 2011

CHOCOLATE UM SANTO REMÉDIO


É tudo que os chocólatras queriam ouvir: Chocolate faz bem à saúde.  
Epa!  Mas calma aí, o consumo deve ser moderado, OK?

O chocolate sempre foi tido como o vilão da história. A acne é culpa dele, os pneuzinhos na cintura  são culpa dele,  obesidade é culpa dele.... mas agora finalmente revelaram o  lado mocinho do chocolate.
PESQUISAS
Aumentam cada vez mais as especulações em torno das benesses deste delicioso alimento. Fitoquímicos, é este o nome do mocinho. Fitoquímicos são saudáveis para o coração e melhoram o humor, ainda de quebra trazem benefícios para o corpo e para a mente.

Só isso? Não! O chocolate ainda é uma fonte abundante de antioxidantes, aquelas substâncias que reduzem o dano celular e que garantem a pele mais  saudável e jovial. Segundo as pesquisas, este elemento chamado de polifenóis, encontrado  nos alimentos vegetais como o chá verde e o vinho, também é encontrado no chocolate. Os pesquisadores da Universidade Southwestern Medical Center em Dallas, Texas,  dizem que estes antioxidantes encontrados no chocolate são os mesmos do vinho tinto que protegem contra doenças do coração.

Mas como o chocolate pode prevenir doenças cardíacas?
A oxidação do colesterol LDL promove a doença coronariana pois quando ela oxida,  tende a aderir nas paredes das artérias, aumentando o risco de um ataque cardíaco ou derrame. Os polifenóis do chocolate combatem a oxidação, reduzindo os riscos do colesterol LDL. Além disso, os polifenóis do chocolate inibem a aglutinação das plaquetas sanguíneas reduzindo os riscos de arteriosclerose.

Cardíacos sabem que a pressão arterial elevada é um fator de risco e é também uma das causas mais comuns da insuficiência renal. Estudos têm demonstrado que o consumo de uma pequena barra de chocolate amargo (sem açúcar)  todos os dias podem reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão leve (moderada).

Você já ouviu falar que a aspirina (aas) afina o sangue, evitando coágulos,  por isso é indicado aos cardíacos? Pois os estudos dos pesquisadores  revelaram que o chocolate afina o sangue e tem poder anti-coagulante igual da aspirina.

Quanto chocolate é preciso consumir para obter estes benefícios?
Bem pouco. De acordo com um estudo publicado no American  Journal of Clinical Nutrition, consumindo apenas  15ml de chocolate escuro (amargo) é suficiente para aumentar a capacidade antioxidante de 4% e diminuir  a oxidação do colesterol LDL.

Porque então o chocolate é tido como o vilão?
É porque gostamos de consumir o chocolate  industrializado, composto de gorduras e açúcares  em altas quantidades e este não é aconselhado.

O chocolate contribui para a acne?
O chocolate ao leite (industrializado) pode  contribuir devido às gorduras  contidas nele mas  não há evidências que o chocolate natural (amargo) cause acne.

O chocolate amargo é mais saudável porque contém menos açúcar e todos sabem que o consumo do açúcar em excesso provoca obesidade, diabetes, doenças cardíacas, câncer e doença de Alzheimer.

Além dos benefícios que já vimos acima, o chocolate ainda contém substâncias que melhoram o humor. Uma delas é a feniletilamina, que provoca a liberação de endorfinas agradáveis e a anandamida.

Como se  isto não bastasse, o chocolate ainda aumenta os níveis  cerebrais de serotonina e isto pode explicar porque na TPM, quando baixa o nível de serotonina nas mulheres, elas  sentem  desejo de comer chocolate. Também em casos de depressão,  as pessoas tem níveis mais baixos de serotonina por isso muitos anti-depressivos são  desenvolvidos com esta substância.

Quem é adepto à uma alimentação saudável e equilibrada, inclui em sua sobremesa  diária, um pedaço de chocolate amargo e uma taça de vinho tinto. (não mais que isso)

Aviso: Pessoas  com problemas cardíacos, doenças vasculares,  hipertensos, devem consultar seu  médico  antes de fazerem alterações em suas dietas.

E....atenção chocólatras! O consumo indicado é de 15 a 20 ml de chocolate amargo por dia, não mais, pois tudo que é demais acaba fazendo mal para a saúde.


Fonte:http://www.huffingtonpost.com/john-robbins/chocolates-startling-heal_b_825978.html
John Robbins , autor do artigo é o autor de best-sellers, incluindo muitos "A Revolução Alimentar : Como sua dieta pode ajudar salvar a sua vida e nosso mundo " entre outros.

2 comentários:

Regina Coeli Carvalho disse...

Olá,
Uma boa notícia para quem adora um chocolate.
Estou com uma barra guardada, vou já degustar um pedacinho, rsrs
Abraços.

Quem Somos disse...

He..he... é bom demais..
Bjsss querida.