4 de mai de 2011

Vírus - Fotos da morte de Bin Laden inundam Facebook e e-mails

Vírus perigoso, redes sociais em alerta. 

Quarta-feira, 4 de maio de 2011  09:56
O Columbus Dispatch
O FBI está alertando as pessoas para tomarem cuidado com e-mails que  prometem mostrar fotos ou vídeos da morte de Osama Bin Laden.
O conteúdo do e-mail é muito parecido com um vírus ou spam, disse o FBI. O software incorpora-se aos computadores e se espalham para as pessoas na lista de contato do proprietário, afetam os computadores de amigos e associados.
A FBI's Internet Crime Complaint Center alertou os usuários de computador para não abrir anexos ou clicar em links de e-mails, mesmo se o remetente for conhecido.
Algumas pesquisas do Google com o nome de Bin Laden remetem direto para as páginas da Web que instala  software malicioso, disse Chester Wisniewski, um conselheiro da Sophos, empresa de segurança online. As  informações no link alertam  falsamente os usuários que seus computadores podem estar infectados e que devem  baixar um software antivírus. Esse software é muitas vezes em si o próprio vírus.
Um post Facebook parecendo ser da BBC apregoava um link chamado "Osama bin Laden Morto  (vídeo ao vivo)." Quando clicado, o link leva o usuário para uma página fora  do Facebook, onde o usuário é solicitado a digitar um código de verificação. Quando o usuário envia o código, o link da BBC falso é enviado para a conta do usuário no Facebook. Essas ligações se espalharam amplamente no serviço de redes sociais.
"Os bandidos estão muito rápidos", escreveu Fabio Assolini, um pesquisador da Kaspersky Lab, outra empresa de segurança cibernética. Eles "começaram a envenenar resultados de pesquisa no Google Images" logo após a notícia da morte de Bin Laden..
O FBI oferece estas dicas:
  • Ajuste as configurações de privacidade em sites de redes sociais que você freqüenta para torná-lo mais difícil para pessoas que você  não conhece e não permitir  postar conteúdo à sua página. Mesmo "amigos" podem  inadvertidamente passar multimídia que na verdade é um software malicioso.
  • Não aceite em baixar o software para visualizar vídeos. Estas aplicações podem infectar seu computador.
  • Leia e-mails que você recebe com cuidado. As mensagens fraudulentas, muitas vezes apresentam erros de ortografia, gramática, e fora do padrão.
  • Relatório de e-mails que você recebe que pretende ser do FBI. Os criminosos costumam usar FBI nome e selo para dar legitimidade ao seu esquemas fraudulentos. Na verdade, o FBI não envia correio electrónico não solicitado para o público. Se você receber mensagens não solicitadas que  se fazedm passar pelo FBI com  o nome do selo, ou que fazem referência a uma divisão ou unidade dentro do FBI ou uma determinada pessoa, denunciá-lo à Internet Crime Complaint Center.
Informações da Associated Press foi utilizado no presente relatório.
Traduzido do ingles

Nenhum comentário: