16 de ago. de 2013

Grande manifestação em defesa de Marcelo Pesseghini



Para a polícia surgem cada vez mais evidências que foi o garoto quem  atirou nos pais, na tia e na avó mas nem todos pensam assim.

Manifestação Pacífica: Não foi o Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini
No Facebook uma página criada em defesa do adolescente de 13 anos, Marcelo Pesseghini, principal suspeito pela chacina familiar, convida para um evento   marcado para o dia 16, sexta-feira às 18h em frente ao DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), que investiga o caso.

Fotos divulgadas na mídia mostram cenas do crime modificadas




Informações divulgadas na última quinta-feira (15) dão conta de que a avó de Marcelo não recebeu apenas um tiro, como havia sido divulgado anteriormente. Os disparos atingiram a cabeça e o punho dela.

Ainda de acordo com as investigações, um parente relatou que, durante um encontro de família, o garoto pegou a arma do pai e apontou para todos que estavam presentem. Em outra ocasião, ele teria pegado a pistola após a campainha tocar e dito que "se fosse intruso, iria atirar para matar".


12 de ago. de 2013

Documentário Tráfico de Pessoas

TRÁFICO DE PESSOAS - UMA LENDA URBANA REAL 

Produzido pelos alunos de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi como trabalho de conclusão de curso, o filme dirigido por Rafael Moraes foi lançado esta semana em São Paulo pela Fundação Memorial da América Latina.

O Memorial, ao promover o lançamento deste documentário objetiva fazer com que alcance a população,

escolas, ONGs, entidades e autoridades competentes interessadas em alertar, conscientizar e enfrentar o tráfico de pessoas. Este lançamento é, portanto, mais um ato de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Apesar da expressão “tráfico de pessoas” geralmente ser lembrada pelo conceito de exploração sexual, o comércio ilegal de pessoas inclui também a exploração de homens, mulheres e crianças para fins de trabalho escravo, prostituição e venda de órgãos. Após meses de estudos e pesquisas, os alunos constataram que o Brasil está trabalhando seriamente para a divulgação do tema e o combate ao tráfico de seres humanos no país. A novela “Salve Jorge”, exibida no horário nobre no período de 22 de Outubro de 2012 a 17 de Maio de 2013, que falou sobre o tráfico de pessoas, elevou a discussão do tema, porém ainda existem poucos materiais referentes ao assunto com a capacidade de atingir a população de forma rápida e eficiente, a fim de conscientizar as pessoas sobre a gravidade desse tipo de crime. Com a aproximação da Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas no Brasil, em 2016, a entrada e saída de pessoas no país será grande, e a falta de informação deixa a população brasileira vulnerável ao tráfico. Muitas pessoas, iludidas pela promessa de bons empregos e altos salários se deixam enganar por criminosos do setor. Por esse motivo, já estão sendo criados diversos projetos de conscientização da população, como por exemplo, a Campanha da Fraternidade de 2014, que terá como tema o tráfico de seres humanos







Para o desenvolvimento deste trabalho foi fundamental a participação do grupo de alunos no 7º Encontro Internacional sobre Migração e Tráfico de Pessoas na América Latina, promovido em setembro de 2012 pelo Memorial, em parceria com o Instituto Latino-Americano de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos – ILADH e com o apoio do Movimento contra o Tráfico de Pessoas – MTCP. Este encontro os ajudou a compreender a temática sob o ponto de vista da responsabilidade social e do dever que a mídia tem em atingir as massas e auxiliar no combate e enfrentamento ao tráfico no Brasil.

Documentário
Tráfico de Pessoas: Uma Lenda Urbana RealDireção: Rafael Moraes
Roteiro: Rita de Cássia e Rafael Moraes
Pesquisa: Rita de Cássia
Produção Executiva: Aline Morishita
Direção de Fotografia: Paulo Welter
Edição: Rafael Moraes
Assistentes de Edição: Paulo Welter e Igor Medeiros
Mixagem: Leonardo Argento
Som direto: Rodrigo Galafuz
Produção: Aline Morishita e Rita de Cássia
Cinegrafista: Paulo Welter e Rafael Moraes
Assistente de produção: Rodrigo Galafuz e Igor Medeiros
Entrevistados: Dra. Anália Ribeiro, Dr. Antônio Freitas, Dra. Eliana Vendramini,Dra. Cláudia Luna, Dra. Maria Gabriela e Dr. Juliano de Sá Lobão
Apoio: Verbo Filmes

Serviço:

Lançamento do documentário: “Tráfico de Pessoas: Uma Lenda Urbana Real”
Data: 8 de agosto de 2013, quinta-feira, 18h
Local: Anexo dos Congressistas – Memorial da América Latina
Entrada pedestre: Portão 13
Estacionamento: Portão 15 (pago)
Entrada Franca - serão fornecidos atestados de presença.
Informações:
eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo, SP




Veja também :