8 de jul. de 2010

The Economist fala sobre a Ficha Limpa


A revista britânica The Economist avalia os efeitos da lei Ficha Limpa sobre os candidatos à um cargo político em 2010.

"O CRIME ORGANIZADO assume diversas formas no Brasil. Um deles é a política, um comércio muito lucrativo. Dos 513 membros da câmara baixa do Congresso , 147 enfrentam acusações criminais no Supremo Tribunal Federal ou estão sob investigação, e o mesmo vale para 21 dos 81 senadores."

Segundo a revista, a justiça brasileira está doente. Os políticos envolvidos em crimes políticos são julgados pelo Supremo Tribunal Federal, os processos se arrastam e muitas vezes são anulados antes do final.

"Uma nova lei aprovada no mês passado apelidado de "ficha limpa", manterá políticos condenados por crimes graves ineligíveis por oito anos, bem como aqueles cujas demissões foram motivadas pelo desejo de evitar o impeachment, conforme determinado pelos tribunais eleitorais . A lei não se aplica apenas às pessoas condenadas no futuro, mas também para aqueles que já têm antecedentes criminais."

"Apesar de a lei não ser muito clara algumas figuras notórias podem ser forçadas a sair. Incluem Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo que foi condenado por " má administração "( um termo genérico usado para caracterizar todos os funcionários suspeitos de corrupção no Brasil ), e é procurado por um procurador de Nova York por lavagem de dinheiro . O mesmo vale para Joaquim Roriz , que renunciou ao cargo de senador para Brasília em 2007 após ser acusado de roubar 223milhões de reais ( US $ 120 milhões ) de um banco estatal . Mas Jader Barbalho , que renunciou ao Senado em 2001, por denúncias de corrupção e enfrenta seis acusações separadas no Supremo Tribunal Federal , não foi condenado. "

"Mesmo que alguns políticos consigam através de recursos processuais manter sua candidatura, poderão não se eleger. Davi Fleischer , cientista político da Universidade de Brasília , aponta que dos 69 deputados acusados de desviar dinheiro de contratos de ambulância em 2006 , apenas cinco mantiveram os seus lugares em que a eleição do ano. Desta vez, alguns deles sequer participarão nas urnas ." Conclui o artigo CONGRESSO DO BRASIL - 08/07/2010 - http://www.economist.com/node/16542611

7 de jul. de 2010

HUMOR O milagre


O povo pediu....Deu nisso!

ADDIOS COPA DO MUNDO


Depois daquela brincadeira estrondosa no twitter durante a copa do mundo,  quando milhares de pessoas bem humoradas  gritaram juntas, "CALA BOCA GALVÃO" , o apelo foi atendido prontamente e Galvão silenciou milagrosamente.  Agora já sabem.... Na próxima copa do mundo, deixem o homem falar!